ESPECIALIDADES



Com uma equipa multifacetada e com formação em várias especialidades da Medicina Dentária, na Adavilla prestamos vários tratamentos clínicos e estéticos. O objetivo é sempre a saúde oral, uma boa capacidade funcional e mastigatória, proporcionando uma mais-valia estética ao paciente.

TRATAMENTOS MÉDICO-DENTÁRIOS



CIRURGIA ORAL

Mesmo que sem grandes riscos, a cirurgia oral apresenta-se um procedimento de vital importância para o desempenho bucal do paciente.

Especialidade dedicada ao diagnóstico e, respetivo, tratamento de alterações, lesões e demais patologias orais. Apesar do objetivo da clínica se pautar pela reabilitação oral, na Adavilla procedemos também à exodontia (isto é, extração de dentes). Na Adavilla procedemos à remoção definitiva dos “teimosos” dentes do siso, eliminamos quistos e tratamos lesões periapicais (apicectomias).




ORTONDONTIA

Essencial na estética dentária e facial, na saúde periodontal (da gengiva) e na função mastigatória, deglutição e fonação.

Especialidade dedicada à correção dos desalinhamentos dentários e da incorreta relação entre os maxilares superior e inferior. Esta correção é alcançada através de aparelhos ortodônticos. Para além da função estética, a sua utilização melhora a mastigação e a respiração.

Vários são os tipos de aparelhos ortodônticos: fixos, móveis, com ou sem brackets, transparentes e coloridos. No que concerne às cores, tudo depende da necessidade e gosto pessoal do paciente.




ODONTOPEDIATRIA

A prevenção diante dos possíveis problemas de saúde oral na idade infantil é uma das maiores provas de amor.

Especialidade dedicada à saúde oral das crianças, adolescentes, grávidas e pacientes com necessidades especiais.

O acompanhamento do desenvolvimento dos conhecidos “dentes de leite” é essencial não apenas para assegurar as corretas funções fonéticas e de mastigação, mas sobretudo para diagnosticar e prevenir precocemente potenciais problemas, garantindo assim uma dentição definitiva saudável.




IMPLANTOLOGIA DENTÁRIA

A ausência de dentes apresenta um impacto direto na qualidade de vida do paciente. Comprometendo a função e a estética, origina consequências graves na saúde física e psicológica.

Especialidade dedicada à colocação de implantes dentários no osso. O objetivo consiste em suportar os "novos dentes", os quais podem ser coroas unitárias ou pontes fixas, totais ou parciais. As coroas dentárias que colocamos na Adavilla são estruturas que cobrem completamente a coroa do dente. São fabricadas em laboratório, à medida de cada dente e não têm metal. Quando não é possível colocar um implante dentário, para solucionar a ausência de um dente, colocamos uma ponte, que na realidade são várias coroas unitárias unidas entre si. Nos casos de desdentados totais é também possível a colocação de implantes para suporte de prótese totais.

Coroa unitária sobre implante

Ponte fixa sobre implantes

Prótese total implanto-suportada

Prótese total superior implanto-suportada

Prótese total inferior implanto-suportada




PROSTODONTIA FIXA

A coroa (o dente substituto) fica estável e oferece segurança à mastigação, melhorando muito a qualidade de vida do paciente.

Especialidade que tem como objetivo a restauração parcial ou total da coroa de um dente de forma permanente, através de uma prótese que pode ser colocada sobre um dente natural previamente preparado e/ou sobre um implante dentário, não podendo ser removida pelo paciente. Esta área permite a reconstrução de dentes destruídos, efetuar alterações de contorno, posição ou cor, e a substituição de peças dentárias através da realização de coroas cerâmicas (mais estéticas e mais frequentemente usada nos dentes anteriores ou "dentes da frente") e/ou coroas metalo-cerâmicas (menos estéticas mas mais resistentes e mais frequentemente usadas nos dentes posteriores ou "dentes de trás" onde as forças exercidas são bastante superiores às exercidas nos dentes anteriores), pontes de vários elementos (estruturas com três ou mais coroas unidas entre si e que se apoiam em dentes/implantes nas extremidades).

Ponte fixa sobre dentes

Coroa fixa sobre dente

Coroa cerâmica unitária




PROSTODONTIA REMOVÍVEL

As próteses removíveis substituem os dentes ausentes de forma simples e com baixo custo.

Especialidade dedicada à substituição dos dentes e estruturas contíguas de pacientes parcial ou totalmente desdentados através de aparelhos artificiais, que podem facilmente ser removíveis da boca pelos pacientes. Existem vários tipos de próteses removíveis: as próteses acrílicas (todas feitas em acrílico, podendo ter ganchos para retenção nos dentes e apoiando-se essencialmente na mucosa (gengiva)), as próteses esqueléticas (as bases ou esqueletos destas próteses são feitas em ligas metálicas inoxidáveis (crómio, níquel e cobalto), sendo revestidas de dentes e gengiva em acrílico; este tipo de próteses necessitam sempre do apoio de dentes, não sendo por isso solução para desdentados totais) e as próteses flexíveis (próteses confecionadas num tipo de material semirrígido que permite a sua flexibilidade, sendo assim transmitidas menos forças aos dentes; diferem das próteses acrílicas por usarem ganchos em acrílico flexível em vez de ganchos metálicos, não ocorrendo assim desgaste para os seus dentes de suporte).

Prótese esquelética

Prótese acrílica




DENTISTERIA

O principal objetivo é restabelecer a integridade anatómica e funcional das estruturas afetadas da forma mais estética possível.

Especialidade responsável pelo tratamento estético e restaurador de dentes fraturados devido a trauma, assim como de dentes com presença de lesão de cárie. O tratamento destas lesões é realizado com materiais que substituem e mimetizam a estrutura do dente que foi perdida. O material de eleição atualmente utilizado são as resinas compostas (matérias da mesma cor dos dentes) pelo seu elevado caráter estético, tanto nos dentes anteriores como posteriores. Por vezes, e dependendo das situações, nos dentes posteriores pode ainda ser utilizada uma liga metálica, a amálgama (comummente conhecida por "chumbo").

Dentro dos tratamentos na área da Dentisteria destacam-se os branqueamentos dentários, as reconstruções com resinas compostas diretas e indiretas (Inlays/Onlays), facetas e restaurações estéticas.

Remoção da cárie dentária



Dente cariado

Dente tratado e restaurado




PERIODONTOLOGIA

A periodontite afeta grande parte da população e é responsável pela maior parte da perda de dentes em doentes adultos.

Especialidade que estuda o periodonto, as suas doenças bem como o seu diagnóstico, tratamento e prevenção. A doença periodontal é uma doença inflamatória que afeta o periodonto, sendo este constituído pelos tecidos de sustentação e revestimento do dente: gengiva, osso alveolar, cemento e ligamento periodontal. As doenças periodontais mais conhecidas são a gengivite (quando ocorre apenas inflamação da gengiva) e a periodontite (quando já ocorre perda de osso alveolar, e consequentemente recessão gengival e mobilidade dentária). Nesta área estão inseridas as desbaratizações (vulgarmente conhecidas por “limpezas dentárias”), os polimentos dentários e, numa fase mais avançada da doença periodontal, as cirurgias periodontais.

Presença de tártato na junção entre o dente e a gengiva


ENDODONTIA

A endodontia permite preservar ponto de vista estético e funcional dentes naturais, que de outra forma seriam extraídos.

Especialidade que se dedica ao tratamento das alterações patológicas da polpa dentária e da região periapical. A polpa dentária é a porção nervosa do dente, responsável pela sensibilidade do mesmo. Quando ocorre dor e sensibilidade a estímulos mais frios e numa fase mais avançada a estímulos mais quentes é a polpa a responsável pela resposta a esses estímulos, estando estabelecida assim uma resposta inflamatória denominada de pulpite. As pulpites podem ser reversíveis ou irreversíveis, sendo que nestas últimas o tratamento passa por realizar o tratamento endodôntico não cirúrgico do dente (vulgarmente conhecido por “desvitalização”). A região periapical é toda a região que envolve a porção apical da raiz do dente. Quando ocorre comprometimento desta região e consequente quadro infecioso, o tratamento passa também pela realização da "desvitalização".




TRATAMENTOS ESTÉTICO-DENTÁRIOS



BRANQUEAMENTO DENTÁRIO

Procedimento simples, indolor e sem efeitos secundários, em que o objetivo é alcançar um sorriso harmonioso.

Procedimento médico-dentista que torna os dentes mais brancos sem os danificar. Os branqueamentos dentários são compostos por substâncias que previnem a desidratação e aumentam a estabilidade da cor.




Antes

Depois




REABILITAÇÃO ORAL BIOMIMÉTICA

Abordagem revolucionária da reabilitação oral e da estética dentária. As vantagens são extraordinárias no que concerne à estética, durabilidade e preservação da estrutura dentária.

Na Adavilla apostamos na reabilitação oral dos nossos pacientes, pelo que prestamos os tratamentos de aplicação de facetas dentárias, fragmentos dentários e lentes de contacto.