OS SEUS DENTES NÃO SÃO BRANCOS? MAS PODEM SER!

Sabia que a cor dos nossos dentes não é branca? A sua cor natural é acinzentada ou amarelada e definida pela genética que herdamos dos nossos progenitores.

Contudo, ao longo da vida adotámos hábitos diários que podem não favorecer a sua tonalidade: precária higiene diária, adoção de hábitos tabagísticos, ingestão  de bebidas como café, chá, refrigerantes e vinho tinto.

A prevenção pode beneficiar a tonalidade dos dentes; contudo, o branqueamento dentário pode ser a solução.

A durabilidade do tratamento depende dos hábitos de higiene oral do paciente.

VISUALIZE O RESULTADO DA MUDANÇA DO SEU SORRISO ANTES DE INICIAR QUALQUER TRATAMENTO!

Utilizando o Digital Smile Design, a equipa Adavilla pode planear digitalmente o design do seu sorriso em estreita colaboração consigo.

DSD permite diagnosticar com exatidão quais os aspetos a melhorar no seu sorriso e por outro, prever e elaborar um plano bastante detalhado acerca do resultado final do tratamento estético e de todo o processo que o envolve.

Como o DSD funciona?

  1. Na Adavilla, o paciente vai ser sujeito a dezenas de fotografias, de todos os ângulos possíveis e com diferentes tipos de sorrisos.
  2. Com essas imagens, o software cria o desenho do seu sorriso, mostrando como seria o “perfeito”.
  3. A equipa Adavilla faz um molde do sorriso criado e adapta sobre o sorriso atual do paciente, seguindo-se mais uma sessão de fotos.
  4. Resultado? É possível deslumbrar o resultado do seu sorriso no momento.
  5. A equipa Adavilla e o paciente escolhem as melhores alternativas para criar o sorriso planeado, dependendo das suas necessidades.

DENTES FIXOS NUM DIA!

Cansado/a de próteses removíveis? A técnica All-on-4 apresenta-se como uma solução rápida, económica e confortável para si!

O tratamento disponibiliza aos pacientes uma prótese fixa de arcada completa no dia da cirurgia.

A reabilitação oral total é alcançada através da colocação de doze dentes fixos sobre apenas quatro implantes: dois implantes de dentes, inclinados até trinta graus na zona posterior onde existe falta de osso, e dois implantes no setor anterior.

JÁ CONHECE O NOVO APARELHO DENTÁRIO INVISÍVEL?

“CONFORTÁVEIS, REMOVÍVEIS, EFICAZES E PRATICAMENTE INVISÍVEIS!”

Agora é possível utilizar um aparelho dentário sem que ninguém se aperceba!Os alinhadores invisíveis permitem correções das posições dentárias sem recurso aos convencionais aparelhos fixos!

Como funciona? 

Durante o tratamento, o paciente troca de alinhador até obter o resultado pretendido. Todos os alinhadores são fabricados à medida dos seus dentes, e cada um vai deslocando, progressivamente, os dentes até alcançar à posição final.

O paciente tem de se deslocar à clínica para trocar de alinhador? 

Não! A troca dos alinhadores pode ser realizada em casa, sendo que o paciente é informado da altura da necessária troca. No entanto, devem ser realizadas visitas periódicas ao médico- dentista para avaliação e para entrega dos novos conjuntos de alinhadores.

O tratamento é doloroso? 

Não! Apenas algum desconforto no início do tratamento e nos dias da troca de alinhador. Não apenas é normal, como sinal de que os alinhadores estão a desempenhar eficazmente a sua função!

É necessário cuidados especiais? 

O aparelho deve ser removido antes das refeições e colocado novamente no final. Essencial uma boa e regular higiene oral.

Existe faixa etária para a sua utilização?

Não! Não existe qualquer restrições na idade do paciente que utiliza o aparelho invisível.

 

 

AINDA TEM MEDO DE IR AO DENTISTA?

Sabia que 1 em cada 5 pessoas sofre de odontofobia? Pois bem, se você é uma destas pessoas fique a saber que existem soluções para contornar este seu receio!

Na Adavilla, recebemos o paciente num ambiente simpático e confortável, conversamos com ele e esforçamo-nos por causar a sensação de que o paciente não se encontra numa clínica dentária, mas sim na sua própria casa.

No entanto, quando nos debatemos com elevados níveis de ansiedade, a solução passa pela utilização técnicas mais avançadas. A sedação consciente é uma delas; e, consiste na inalação de gás (óxido nitroso), através de uma máscara. Os níveis de ansiedade do paciente reduzem sem nunca perder a consciência (efeito analgésico e sedativo).

 

A IMPORTÂNCIA DE SUBSTITUIR UM DENTE PERDIDO

A perda de qualquer um dos dentes deve ser imediatamente substituída não apenas pelas consequências negativas na auto-estima, como também pelos motivos funcionais: fonética e mastigação.

O que acontece na nossa boca quando perdemos um dente?

 

Quando a falta de um dente ocorre os dentes vizinhos movimentam-se na tentativa de preencher o espaço existente. A consequência é o desalinhamento dos dentes existentes, a acumulação de placa bateriana e a queda, progressiva, dos restantes dentes.

Com a evolução da medicina dentária, já é possível substituir um ou mais dentes de forma simples, rápida e eficaz, com resultados visíveis no próprio dia.

É através da colocação de implantes dentários que na Adavilla substituímos os dentes perdidos, com peças fixas e completadas com coroas. Este procedimento irá replicar o aspeto natural dos dentes e reestabelecer as funções naturais dos dentes.

O SEU SORRISO É SAUDÁVEL, MAS NÃO É BONITO?

Não são raros os casos em que os pacientes têm dentes saudáveis mas encontram-se insatisfeitos com o seu sorriso. Nestes casos a solução pode passar pela colocação de facetas dentárias.

As facetas são finas lâminas de cerâmica (de 0,2 a 0,5 milímetros), aplicadas sobre os dentes naturais, com o objetivo de corrigir pequenas imperfeições estéticas e melhorar a resistência dos dentes.  Na Adavilla indicamos a colocação de facetas dentárias nos seguintes casos:

  • Pacientes com dentes fraturados;
  • Pacientes com dentes descolorados (manchas e/ou escurecidos);
  • Dentes curtos e/ou estreitos;
  • Dentes demasiados espaçados.

Apesar de muito delicadas, as facetas são resistentes e duradouras.

OS VILÕES DOS DENTES BRANCOS

Escovar os dentes após as refeições, utilizar fita dental e consultar o seu médico dentista de família regularmente são critérios imprescindíveis para esboçar o seu melhor sorriso. Contudo, muitos pacientes adotam estes comportamentos no seu dia-a-dia e o sorriso continua escuro. O que fazer?

A Dra. Luísa adianta que o surgimento de cáries dentárias, mau hálitoescurecimento dos dentes e gengivas pode ser explicado pela incorreta alimentação. Sendo a boca a porta de entrada dos alimentos no nosso corpo, é também o primeiro sítio a beneficiar ou a perder das nossas escolhas alimentares diárias.

Descubra quais são os verdadeiros vilões dos dentes brancos e o saiba o que fazer para manter os dentes bonitos e saudáveis.

Açaí | Beterraba | Café | Chá | Mirtilos e framboesa | Vinagre balsâmico e molho shoyu | Refrigerante à base de cola | Vinho tinto

 

                                                          Sobre a Dra. Luísa Tavares

Licenciada em Medicina Dentária, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a Dra. Luísa detém uma abrangente formação em diversas áreas da Medicina Dentária.  Muito dedicada à implantologia e cirurgia oral, transporta para o seu dia-a-dia a importância da reabilitação oral, tanto no que concerne à saúde como à estética.

LIBERTE-SE DO MAU HÁLITO!

Confira as causas mais comuns do mau hálito e livre-se desses hábitos!
O Dr. Pedro afirma que várias são as razões da halitose:

Consumo de tabaco.

Se já está pronto para o consumo de tabaco, peça ajuda e conselhos ao seu médico ou dentista.

 

Escolhas alimentares.

Alguns alimentos, como o alho, contribuem para o mau hálito, mas apenas temporariamente. Quando absorvidos no fluxo sanguíneo, o cheiro é expulso através da respiração, mas os cheiros permanecem até que os alimentos são processados pelo corpo, pelo que a solução não é rápida.

 

Boca seca.

Se a sua boca é ou encontra-se extremamente seca, não existe saliva suficiente para arrastrar o excesso de partículas e bactérias, que podem ocasionar um cheiro desagradável se acumuladas nos dentes.

 

Infeções.

O mau hálito que parece não ter outras causas, pode revelar-se uma infeção em qualquer outra parte do corpo. Se sofre de mau hálito crónico e o seu odontologista não deteta nenhum problema bucal, recorra ao seu médico de família. O mau hálito pode ser um sintoma de algumas condições, como infeções do trato respiratório, sinusites ou bronquites crónicas, diabetes, ou problemas do fígado e dos rins.

SAIBA O QUE FAZER PARA MANTER OS DENTES BONITOS E SAUDÁVEIS

O Dr. Pedro deixa-lhe alguns conselhos imprescindíveis para manter os dentes bonitos e saudáveis.

1. Corrija a posição dos dentes

Quantas vezes não recorremos a branqueamentos dentários na esperança de alcançarmos um sorriso mais branco e luminoso? Na maioria das vezes o branqueamento dentário é a solução! Contudo, por vezes acontece que os pacientes apresentam dentes desalinhados e as sombras conferem a ilusão que os dentes estão amarelos e/ou manchados.
Nestes casos, o Dr. Pedro aconselha que primeiro é necessário corrigir os dentes e só depois recorrer a um branqueamento dentário.

2. Escove os dentes duas vezes por dia e utilize fita dentária

 

O paciente que tenha todos os dentes saudáveis, as gengivas sem inflamação e hábitos alimentares regulares, deve lavar os dentes duas vezes por dia: depois do pequeno-almoço e antes de dormir.
Por sua vez, o paciente que tenha muitos tratamentos dentários artificiais deve chegar a repetir a sua rotina de higiene oral quatro vezes por dia.
A utilização diária de fita dental, para remover os resíduos restos de alimentos e bactérias é também essencial.

3. Troque de escova a cada três meses

 

Apesar de raras exceções, o recomendado pelos profissionais da odontologia é que subsitue a sua escova de dentes a cada três meses. Após este período a eficácia da remoção da placa bacteriana e a saúde das gengivas encontra-se comprometida. Nas consultas de saúde dentária na Adavilla são sugeridas as técnicas de escovagem mais adequadas aos seus dentes e gengivas, características da sua escova e pasta de dentes a utilizar.

 

4. Consulte o seu médico-dentista 2 vezes por ano

Na consulta deve ser realizado a avaliação da presença de cáries, a eliminação de cálculo e de manchas exógenas.

5. Siga um regime alimentar rico em minerais

Os queijos duros, por exemplo, retiram partículas de camadas alojadas nos dentes e previnem a formação de placa bacteriana. Já as frutas e vegetais como maçãs, cenouras, morangos e aipo limpam os dentes e ainda estimulam o fluxo da saliva que ajuda a manter os dentes mais brancos. Outra boa opção são os brócolos que, graças ao ferro e cálcio, formam uma barreira que protege o esmalte dos dentes das manchas.

6. Aposte no bronzeado e no batom

Quando está mais bronzeado/a, o contraste com a cor dos dentes é maior, por isso uma das dicas mais populares e eficazes é a aposta na pele morena.
No que concerne à cor do batom, se os seus dentes são amarelados, batons em tom de amarelo, laranja e coral aumentam essa mesma sensação. Opte por cores frias, puxadas para o azul, para conferir a sensação de dentes mais brancos. Cor-de-rosa, vermelho e tons de vinho são excelentes escolhas para um sorriso branco.
 

                                                       Sobre o Dr. Pedro Dias
Médico dentista – Generalista | Ortodontista
Mestre em Medicina Dentária, pela prestigiada Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, o Dr. Pedro sempre foi um aficionado pela ortodontia, pelo que se encontra atualmente a frequentar a pós-graduação em ortodontia. Na clínica Adavilla exerce as funções de generalista e ortodontista.